Uber exige que passageiros tirem selfie antes de embarcar em viagem; entenda

O objetivo da selfie é registrar a imagem da pessoa que chamou a corrida como uma forma de verificação dos dados do passageiro

Os passageiros usuários da Uber terão que tirar uma foto selfie antes de chamar uma corrida. No entanto essa função será apenas para aqueles que forem pagar no dinheiro.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (23). De acordo com a plataforma, este recurso era um dos mais pedidos entre os motoristas do aplicativo.
Por nome de U-Selfie, a ferramenta ainda é um teste e será apenas para aqueles que se cadastrarem ou solicitarem uma viagem sem fornecer dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito).
O objetivo da selfie é registrar a imagem da pessoa que chamou a corrida como uma forma de validação dos dados, como verificação do CPF na base de dados da Serasa Experian e dos documentos pessoais como RG e CNH.
A foto não será compartilhada com os parceiros nem passará por verificação biométrica, mas ficará armazenada nos servidores da Uber, à disposição para consulta posterior das autoridades em caso de necessidade, seguindo a previsão legal.

Para Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da plataforma, o recurso é mais um importante passo para aprimorar a segurança em todas as viagens.

“A Uber entende que a tecnologia é um recurso poderoso para trazer mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo. A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app”, conclui.
Destino final detalhado
O anúncio é o terceiro realizado recentemente tendo como foco a segurança dos motoristas parceiros. No início do mês de abril, a Uber anunciou mudanças no cartão de oferta de viagens, que passou a mostrar aos parceiros detalhadamente o endereço de destino dos seus passageiros antes mesmo do aceite das viagens.
Até então, os motoristas da maior parte do País viam apenas a região de destino final. O objetivo da empresa com essa mudança, expandindo o recurso chamado de U-Destino para todas as médias e grandes cidades do País, foi ser ainda mais transparente, fornecendo mais informações aos parceiros que usam o app para gerar renda no Brasil poderem tomar a decisão de aceitar ou não suas viagens sem prejudicar a experiência dos usuários.

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