Uma equipe da PM, ROTAM, recebeu a informação, de que pessoas envolvidas no tráfico estariam indo para Mandaguari buscar drogas. Durante diligências, na rodovia, eles se depararam com o veículo que os suspeitos ocupavam, um Ford Ka cor preto, neste momento os policiais tentaram realizar abordagem, porém a condutora empreendeu fuga, o carro era ocupado por um casal.
Em um momento os policiais conseguiram emparelhar com o carro suspeito, onde deu a ordem de parada, no momento o carro foi encostado, o passageiro do automóvel desenbarcou e saiu correndo, ele chegou a pegar uma arma, revólver calibre 32 que estava em sua cintura e apontou em direção aos policiais, um dos PMs teve que atirar para conter o indivíduo que acabou sendo alvejado. O socorro foi acionado porém quando chegaram no local o elemento já estava em óbito.
O indivíduo foi identificado como Rafael da Costa de 23 anos, já a mulher que dirigia o carro foi identificada como Paula. O irmão de Rafael, Paulinho, teria morrido já em um confronto armado com a PM no ano de 2021. O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal. A arma usada na injusta reação, revólver calibre 32, que estava com cinco cartuchos intactos e um deflagrado, foi apreendido.