Rajadas de vento passam dos 100 km/h em cidades do Paraná; veja onde
ClimaTempo prevê chuvas fortes e ventos intensos para o final de semana, com risco maior nas regiões oeste e norte do estado
Fortes rajadas de vento atingiram o Paraná nesta quinta-feira (28). Em algumas cidades, os ventos ultrapassaram 100 km/h. A ventania, provocada pela passagem de uma frente fria, afetou principalmente o oeste do estado.
O ClimaTempo explica que o fenômeno foi causado pelo forte calor, alta umidade no ar e baixa pressão atmosférica, que, combinados com a frente fria, formaram grandes nuvens no estado.
Rajadas de ventos superaram 100 km/h em Santa Helena, registradas pelo Simepar entre 16h e 17h. Em Nova Tebas, o Inmet mediu duas rajadas consecutivas de 105 km/h no início da tarde. No aeroporto de Foz do Iguaçu, os ventos chegaram a 90 km/h, acompanhados de temporais e raios, às 16h13, segundo o instituto.
O Paraná continua em alerta de temporal neste final de semana.
Conforme o instituto, nesta sexta-feira (29) as regiões oeste e norte paranaense estão em risco de tempestades. Os municípios da divisa com São Paulo e Mato Grosso do Sul serão os mais afetados pelas fortes chuvas e os ventos intensos.
Já nas faixas mais centrais e no leste do estado, a chuva chega de moderada para forte nesta sexta-feira. A instabilidade afeta a maioria das áreas do território paranaense, conforme o ClimaTempo.
Fonte RicTvMaringa
Parte do estado está em alerta vermelho de tempestades (Foto: ClimaTempo)