No dia 18 de abril de 2023, três autores e dezesseis vítimas acabaram conduzidos para delegacia de polícia. As vitimas são internos de uma clínica de recuperação para dependentes químicos localizada no Balneário de Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná.
A situação começou a ser apurada depois de uma possível rebelião na noite do dia 17/04/23, quando os internos questionavam os tratamentos que estavam sendo impostos na clínica.
Na manhã do dia 18, após tomarem ciência das condições desumanas de tratamento na clínica, a partir da denúncia de dois internos, a assistência social da prefeitura, juntamente com a Guarda Municipal foram até o local fiscalizar as condições do estabelecimento.
No local, as autoridades fiscalizadoras encontraram quartos imundos, pessoas debilitadas que viviam em ambientes insalubres, algumas em cárcere privado , além de supostas marcas de torturas físicas. Diante da situação constatada, autores, testemunhas e vitimas foram conduzidos e apresentados à autoridade policial, que ratificou a prisão em flagrante de três dos suspeitos.
Dando continuidade às investigações, a autoridade policial de Pontal do Paraná, Dr Thiago França Nunes, representou por pedido de busca e apreensão para averiguação da real situação dos internos e do funcionamento da clinica o qual foi cumprido no dia 20 de abril.
PCPR – Polícia Civil do Paraná