Paraná em alerta: Inmet prevê tempestades, ventos de 100 km/h e risco de granizo
Alerta laranja cobre várias regiões do estado nesta sexta-feira (6). Chuvas intensas, alagamentos e destelhamentos são esperados
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas meteorológicos que deixam o Paraná em risco de tempestades, chuvas intensas e rajadas de vento de até 100 km/h. Veja quais regiões estarão sendo afetadas.
Paraná em alerta: Inmet prevê tempestades, ventos de 100 km/h e risco de granizo
Chuvas fortes com descargas elétricas são esperadas (Foto: Ilustração / Pixabay)
Conforme o Inmet, as tempestades podem provocar estragos como alagamentos, queda de galhos de árvore, corte de energia elétrica e destelhamentos. Além disso, há risco de queda de granizo.
Alerta laranja de tempestades
Segundo o instituto, o alerta laranja de temporais passou a valer a partir das 11h desta sexta-feira e deve durar ás 23h59. Além disso, o aviso diz que o volume acumulado de chuva deve variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Já as rajadas de vento variam de 60 a 100 km/h nas áreas atingidas.
O alerta vale para a Região Metropolitana de Curitiba, Centro-Ocidental, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Centro-Sul, Norte Central e Centro-Oriental.
Paraná em alerta: Inmet prevê tempestades, ventos de 100 km/h e risco de granizo
Veja áreas em risco de temporais (Foto: Inmet)
Alerta amarelo de chuvas intensas
O Inmet emitiu também um alerta amarelo de tempestades para o estado. O volume de chuva varia entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Além disso, há um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As áreas atingidas são: Sudoeste, Norte Central, Grande Curitiba, Noroeste, Norte Pioneiro, Oeste e Centro Oriental. O aviso vale das 10h desta sexta até a manhã deste sábado (7).
Fonte RicTvMaringa