O Governo do Estado do Paraná recuou na decisão sobre a venda de bebidas alcoólicas neste domingo (2), quando aproximadamente 8,5 milhões de paranaenses vão às urnas. A resolução 326/2022 foi assinada pelo secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita de Oliveira, nesta sexta-feira (30) e passa a ter validade imediata.
Logo em seguida foi emitido um despacho endereçado à Polícia Militar, comunicando a revogação, para que a fiscalização de segurança tenha conhecimento sobre a mudança nas regras. A adoção da “Lei Seca” é facultativa a cada estado e foi uma opção da Secretaria de Segurança Pública adotá-la.
Até o início da semana, o Paraná havia aderido à restrição na venda de bebidas alcoólicas em locais públicos das 8h às 18h no próximo domingo. O período de proibição já era menor do que o aplicado em 2020, que valia entre 5h e 17h do dia das eleições.
No mesmo dia da emissão da primeira normativa que impedia o comércio de bebidas alcoólicas, a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) enviou um pedido ao secretário estadual de Segurança Pública para que a ‘Lei Seca’ não fosse aplicada. De acordo com o pedido da associação, o setor foi bastante afetado durante a pandemia de Covid-19 e vive um momento de recuperação.
“Nosso setor sofreu imensamente e teve consequências irrecuperáveis, causando uma grave Crise econômica, especialmente na saúde mental e financeira de nossos empreendedores, nossos estabelecimentos trabalham com agendamento e reservas e neste período eleitoral é oportunidade para muitos recuperarem os prejuízos da pandemia”, comunicou.
Fonte Ric mais