PM flagrou suspeito com tablete e cigarros de maconha
Um homem de 22 anos foi preso por tráfico de drogas na manhã desta terça-feira (7), em Iporã, durante patrulhamento da Polícia Militar em uma área rural próxima a uma empresa situada às margens da BR-272.
Segundo o boletim policial, os militares avistaram um indivíduo usando blusa vermelha em atitude suspeita, que tentou entrar no pátio do local ao notar a aproximação da viatura. Como já havia denúncias anteriores de tráfico de drogas na região, os policiais decidiram realizar a abordagem.
Na revista pessoal, foram encontrados um tablete de substância análoga à maconha, pesando cerca de 90 gramas, além de dois cigarros da mesma droga (aproximadamente 1 grama) e um celular.
O rapaz foi preso em flagrante por tráfico de drogas. De acordo com a PM, ele foi algemado conforme a Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal, devido à resistência passiva e tentativa de fuga.
Outros dois homens que estavam próximos também foram revistados, mas nada de ilícito foi encontrado, e eles foram liberados.
Após a pesagem da droga e registro do boletim, o suspeito foi levado ao hospital para exame de lesões e, em seguida, encaminhado à Delegacia de Iporã, junto com o material apreendido.
Tráfico de drogas
O tráfico de drogas é considerado um crime contra a saúde pública, com penas severas estabelecidas pela Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006).
A legislação brasileira define como tráfico quaisquer atividades relacionadas à produção, transporte, distribuição ou comercialização de substâncias proibidas, diferenciando-o da posse para uso pessoal, que tem consequências penais menores.
As penas para o tráfico variam de 5 a 15 anos de prisão, podendo ser aumentadas em situações específicas, como quando o crime é cometido em estabelecimentos prisionais, envolvendo crianças/adolescentes ou praticado por organizações criminosas.
A lei também prevê a apreensão dos produtos e bens obtidos com o crime, além de outras medidas como a prestação de serviços à comunidade e comparecimento a curso educativo, a depender do caso
Fonte OBemdito