Depois de dois anos de pandemia, Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, conseguiu zerar a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, unidade de referência para os nove municípios da região Oeste. A redução dos casos graves da doença é atribuída ao avanço da vacinação, com 87,8% da população com as duas doses.
Para marcar a data, um ato simbólico foi realizado nesta segunda-feira (28) no hospital. Gestores municipais, vereadores, imprensa e trabalhadores da saúde acompanharam a cerimônia, marcada por muita emoção e homenagens aos profissionais que lutaram dia e noite para salvar vidas.
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, relembrou o início da pandemia, em março de 2020, quando o Hospital Municipal contava apenas com 17 leitos de UTI Covid.
“Esse é um dia importante e representa uma grande vitória. Chegamos a ter mais de 100 pacientes entubados e hoje temos esses leitos à disposição para atendimentos clínicos, porque não temos mais pacientes graves com a doença. É uma grande vitória, graças à vacinação e à união de esforços.”
Com a queda no número de internamentos por Covid, o Hospital Municipal inicia uma reestruturação de leitos, com foco nas cirurgias eletivas.
“Finalmente chegamos ao fim de uma fase tão difícil, e esse momento só é possível graças a todas as entidades parceiras e especialmente ao Município. Mais de 1.200 pessoas partiram durante a pandemia, e isso nunca será esquecido, mas todo este trabalho será lembrado pelo aprendizado e a dedicação de cada um.”
EMOÇÃO
Médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, equipes de laboratório e serviços gerais do Hospital acompanharam a cerimônia e se emocionaram ao lembrar os dias difíceis.
“Quando a pandemia chegou, a gente acreditava que aquilo duraria uns três meses, mas o tempo foi passando, e tudo foi terrível. Era algo novo para todo mundo, e quem chegava sabia que teria que trabalhar demais. Foram dias intermináveis.”
https://ricmais.com.br/saude/hospital-municipal-de-foz-do-iguacu-zera-internacoes-na-uti-covid/