FLORIANÓPOLIS – PRAIA AMANHECE COM TAPETE DE ESPUMA APÓS CICLONE

FLORIANÓPOLIS

PRAIA AMANHECE COM TAPETE DE ESPUMA APÓS CICLONE

A praia do Morro das Pedras, em Florianópolis, amanheceu diferente após o ciclone extratropical que atingiu a região Sul nesta quarta-feira (10), e que provocou fortes ventos e temporais. As rochas e a faixa de areia da praia estavam tomadas por uma grande camada de “espuma”.

Diferente do que pode parecer de primeira vista, a substância não é poluição. A espuma é na verdade gordura vegetal produzida por uma alga que vive no fundo do oceano e se prolifera com a movimentação do mar, explica o assessor técnico da Defesa Civil da Capital, Samuel Vidal.

“Como teve ressaca, e como a espécie fica acumulada no fundo do oceano, o fenômeno traz ela para cima”, afirma. Vidal explica ainda que a quebra do mar estimula a proliferação da alga.

Segundo explicação técnica enviada pelo órgão, e assinada pelo professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Tito Almeida, a onda quebra as espécies, e com isso elas liberam gordura vegetal.

“Isso tudo por conta do arrebentamento de células de asteranelopolisgracialis”, detalha o informe.

O ciclone provocou inúmeros estragos na Capital. Até o meio da tarde, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros contabilizaram quase 50 quedas de árvores pela cidade.
Fonte Santa Catarina News

blank

Verifique também

blank

FERIADO DE PÁSCOA DEVE SER MARCADO POR QUEDA NAS TEMPERATURAS NO PR

  A chegada de uma frente fria no Sul do Brasil traz risco de chuvas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *