Nesta quarta-feira (28), a Prefeitura de Curitiba anunciou que além de manter a bandeira amarela no município, várias atividades que possuíam restrições de funcionamento ou horários agora estarão liberadas. As novas regras serão publicadas no Decreto Municipal 1.210 ainda hoje e terão duração até o dia 18 de agosto.
Segundo a administração municipal, a decisão foi tomada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) após avaliação positiva dos indicadores. A cidade mantém a nota 1,7, índice atingido pela primeira vez no dia 7 de julho.
“Nós entendemos que após 21 dias de estabilidade da nota e redução gradativa dos indicadores, podemos dar um passo à frente e diminuir as restrições de funcionamento das atividades”,
Para os responsáveis pelo controle da pandemia na capital, Curitiba vive um cenário de estabilidade da pandemia com mais de 50% da população vacinada com pelo menos uma dose de vacina anticovid e adoção dos protocolos de responsabilidade sanitária e social.
O anúncio da flexibilização de atividade na capital paranaense ocorreu ao mesmo tempo em que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou a transmissão comunitária da variante delta da Covid-19 no Paraná. A variante delta, linhagem B.1.617.2, originada na Índia em outubro de 2020, é uma das variantes do SARS-CoV-2 que apresenta mutações genéticas múltiplas e é denominada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) “variante de atenção/preocupação” por alterar o comportamento do coronavírus, ser mais transmissível do que outras linhagens. Não há evidências até o momento de que as infecções pela delta provoquem casos mais graves ou óbitos.
Mais detalhes acesse o link??
https://ricmais.com.br/noticias/curitiba-libera-eventos-e-festas-com-ate-300-pessoas-e-acaba-com-o-toque-de-recolher/Boa