Correios atenderão vítimas de golpe no INSS; saiba quais agências terão o serviço
Aposentados e pensionistas poderão fazer consultas e solicitar reembolso em 4.730 agências dos Correios em todo o Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que 4.730 agências dos Correios em todo o país atenderão aposentados e pensionistas do órgão para tirar dúvidas sobre as fraudes dos descontos associativos. O atendimento presencial começará na sexta-feira (30) e é indicado para quem tem alguma dificuldade para acessar o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. A lista das agências credenciadas está disponível para consulta no site dos Correios.
De acordo com o INSS afirma que essas agências estão preparada para que aposentado e pensionistas que não conseguiram realizar a consulta sem sair de casa possam descobrir se tiveram descontos associativos em seus vencimentos, No entanto, conforme a nota oficial do instituto, “caso o segurado já tenha feito a consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios”.
Milhões de aposentados e pensionistas forma notificados sobre possível golpe
Desde a última semana o INSS já notificou 9 milhões de segurados que tiveram descontos em folha, e que podem, portanto, ser vítima vítimas da fraude. Todos aqueles que não autorizaram os descontos podem pedir reembolso pelo telefone 135 e site e aplicativo Meu INSS, e, a partir de 30 de maio, também pelas agências dos Correios cadastradas.
De acordo com o INSS, até o último domingo (25), mais de 2 milhões de aposentados e pensionistas já haviam pedido ressarcimento pelos canais digitais
O que levar para ser atendido nas agências dos Correios
Para ser atendido em uma das agências, o aposentado ou pensionista precisa ter em mãos apenas um documento oficial de identificação. Assim, o INSS afirma que não é necessário levar extratos, contracheque ou comprovante de inscrição.
No entanto, se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer a uma agência, o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração autenticada. Porém, nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.
Como será o atendimento nas agências dos Correios
Conforme o INSS, o atendimento presencial será realizado em uma plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total segurança das informações.
Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:
Consultar se foi feito algum desconto no benefício
Requerer a contestação de descontos não autorizados
Reconhecer a autorização de algum desconto
Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada)
Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação
Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS
Todo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.
Prazo para o atendimento
O atendimento estará disponível de forma contínua, sem prazo final para solicitar o ressarcimento. Todos serão atendidos com tranquilidade. “Não precisa se preocupar em ir logo no início”, adverte o INSS.
Para quem eventualmente more longe de uma das agências listadas, o INSS planeja uma outra forma de atendimento. De acordo com o órgão, o Governo Federal e os Correios estão planejando levar esse atendimento até os lugares mais distantes, com ações itinerantes e busca ativa.
O instituto relembra ainda que os beneficiários devem ter cuidado redobrado com novos golpes. O INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários.
Saiba quais são os canais de atendimento
Pelo aplicativo Meu INSS
Pelo site do INSS
Pela Central 135
A partir do dia 30 de maio, pelas agências dos Correios
Fonte RicTvMaringa