A Defesa Civil classifica várias regiões em nível laranja e vermelho devido ao risco de alagamentos, enxurradas, destelhamentos e rajadas de vento mais intensas no estado
Pelo menos 40 cidades de Santa Catarina tiveram as aulas suspensas tanto em escolas estaduais quanto municipais devido ao alerta de perigo com a aproximação do ciclone extratropical, que atinge toda a região Sul e Sudeste do Brasil desde segunda (8) até quinta-feira (11).
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC/SC) alerta para risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e destelhamentos. No Litoral, as rajadas de vento ficam mais fortes, podendo atingir 70 km/h.
Os alertas emitidos são de atenção e avisos especiais para diversas regiões do estado, destacando em vermelho a Grande Florianópolis, o Litoral Norte e o Litoral Sul.
Nesta terça-feira (9), conforme o governo do estado, a suspensão das aulas se aplica nos turnos da manhã e da tarde nas regiões classificadas com alertas laranja (alto risco) e vermelho (muito alto)
A prefeitura das cidades também enviaram comunicados sobre o cancelamento das aulas, conforme o portal ND Mais. Veja a lista completa abaixo:
Norte de SC
São Francisco do Sul
São Bento do Sul
Canoinhas
Itaiópolis
Campo Alegre – creches funcionando com atendimento emergencial
Itapoá
Joinville
Araquari
Balneário Barra do Sul
Massaranduba
Litoral Norte
Balneário Camboriú
Itapema
Tijucas
Itajaí
Navegantes
Porto Belo
Bombinhas
Sul de SC
Timbé do Sul
Lauro Muller
Tubarão
Grande Florianópolis
São José
Florianópolis
Palhoça
Angelina
Santo Amaro da Imperatriz
Vale do Itajaí e Alto Vale
Gaspar
Timbó
Indaial
Ascurra
Rio do Sul
Agrolândia
Dona Emma
José Boiteux
Braço do Trombudo
Presidente Getúlio
Oeste e Extremo-Oeste
Chapecó
Xanxerê
Guaraciaba
Seara
Videira
Pinheiro Preto
Decisões por município
Chapecó: aulas suspensas no noturno de segunda e nos turnos matutino e vespertino de terça; noturno de terça permanece normal, salvo novo aviso.
Xanxerê: suspensão total nesta terça, incluindo Cemeis, contraturno, serviços de convivência e atividades da Secretaria de Esportes.
Timbó: suspensão para NEIs, UPEs e escolas.
Rio do Sul: suspensão na educação infantil e ensino fundamental; eleições para diretores adiadas para quinta (11).
Dona Emma e José Boiteux: creches mantêm atendimento em regime de plantão; demais unidades têm aulas suspensas.
Na quarta-feira, o ciclone se desloca para alto mar e a instabilidade perde intensidade. Ainda assim, o vento ganha força, com rajadas entre 60 e 80 km/h na maior parte do estado. Nas regiões litorâneas e serranas, as rajadas podem atingir 100 km/h em determinados períodos. Apesar da possibilidade de pancadas rápidas de chuva, o risco de ocorrências tende a diminuir.
O mar também fica agitado entre quarta e quinta-feira (11), com risco de ressaca e ondas de 3,0 m a 3,5 m, podendo chegar a 4,0 m em alto mar no Litoral Sul. Na quinta-feira, não há mais previsão de chuva, e o vento passa a soprar do sudeste.
Fonte Ric record
Salsicha Maringá Jornalismo que o povo entende.