As cintas que seguravam a carga estavam soltas, com risco iminente de provocar acidente.
Por volta das 00h15 desta sexta-feira (31), no km 179 da BR 376, na Av Colombo, perímetro urbano de Maringá, policiais rodoviários federais abordaram uma carreta conduzida por uma mulher de 39 anos, após visualizarem que o semirreboque do tipo sider estava com uma carga de fardos de refrigerantes prestes a cair.
A carga, sem amarração adequada, se deslocou para o lado direito, sendo contida apenas pela lona do sider. As amarrações de cinta têxtil haviam se soltado (algumas soltas outras não tencionadas), com risco iminente dessa carga cair sobre a via, ou sobre outros veículos.
Segundo a condutora, ela carregou os fardos de refrigerantes em Curitiba e tinha como destino a cidade de Maringá, porém, ainda teria que percorrer aproximadamente 8 km pelo perímetro urbano da cidade até o local de descarregamento.
Diante do iminente risco de queda da carga foi determinado o transbordo no próprio local.
Foram aplicas as penalidades pertinentes tais como irregularidades no tacógrafo, o semirreboque por estar com a carga com amarração ineficiente, com cintas têxteis soltas e outras não tensionadas, e também por dirigir sem atenção e sem os cuidados indispensáveis à segurança.
A condutora disse que havia percebido o ocorrido e que a carga havia deslocado numa curva antes do local da abordagem.
As fiscalizações da PRF foram reforçadas com a Operação Corpus Christi, que se estende até domingo (2).
Fonte: PRF